🚨⚖️ ALERTA DE SEGURANÇA: Cuidado com o Golpe do Falso Advogado!
Criminosos estão se passando por advogados para enganar clientes. Eles utilizam nomes reais e dados de processos para dar veracidade à mentira. Fique atento e proteja-se!
🚩 Como identificar o golpe?
Desconfie imediatamente se você receber mensagens ou ligações com estas características:
-
Pedidos de urgência: Pedem que o pagamento seja feito "agora" ou "em poucas horas".
-
Promessas milagrosas: Falam sobre a liberação de valores altos ou "sentenças maravilhosas" mediante um pagamento prévio.
-
Cobrança de taxas inesperadas: Pedem dinheiro para liberar alvarás, pagar custas processuais de última hora ou impostos por meio de Pix ou depósito.
🛑 O que você deve fazer?
-
NÃO faça a transferência: Independentemente da pressão ou do uso de nomes conhecidos, interrompa o contato. NUNCA CLIQUE EM LINKS ENVIADOS PARA SEU CELULAR, NUNCA FORNEÇA SENHA BANCÁRIA, NUNCA FAÇA CHAMADA DE VÍDEO PARA MOSTRAR A TELA DO APLICATIVO DO BANCO.
-
DESCONFIE da fonte: Golpistas podem usar a foto e o nome do seu advogado no WhatsApp, mas com um número diferente.
-
CONFIRME nos canais oficiais: Antes de qualquer ação, ligue para o número de telefone que você já possui do escritório ou do seu advogado. Nunca use o número que acabou de te ligar para confirmar a história.
Lembre-se: Escritórios de advocacia sérios não costumam exigir pagamentos urgentes via redes sociais sem o devido faturamento e aviso prévio formal.
DANO MORAL
O DANO MORAL É de natureza subjetiva, assim entendido como toda ação que afeta o ânimo da pessoa, provocando abalo em seu psicológico, e ferindo os direitos da personalidade, como o nome, a honra e a intimidade.
Toda pessoa vitima de DANO MORAL decorrente de alguma situação embaraçosa que tenha provocado desgaste emocional, pode buscar as vias judiciais no intuito de ser indenizada pelo pela turbação de ânimo decorrente de ofensa a direitos da personalidade.
O DANO MORAL está presente nas mais variadas situações da vida cotidiana, de forma que toda pessoa é passível de sofrer tais danos.
Se você já sofreu uma situação que lhe tenha causado algum abalo emocional, possivelmente você sofreu DANO MORAL e tem direito a buscar uma indenização.
Consulte o Advogado de Direito do Consumidor!

